Projecto Tangencial da EXD'11 a decorrer de 29 de Setembro a 27 de Novembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O projeto


"Folhas de rascunho amarrotadas" -
cerâmica Rakú
Inaugurando a 29 de Setembro e prolongando-se até 27 de Novembro, o projeto folha de rascunho da Ceramista Contemporânea Enabel inserida nas Tangenciais da EXD'11 Useless, terá lugar na Fábrica Braço de Prata.
Dentro do edifício o projeto folha de rascunho é agora instalado em função do diálogo ou do confronto que propiciam nesta sua apresentação.
As relações com o local específico onde se inserem (folhas de rascunho) passam para primeiro plano e a percepção física do visitante da exposição é direccionada para o próprio espaço - levando-o a interagir em determinados locais fazendo-o participante activo do mesmo.
As várias formas escultóricas das folhas: amarrotadas, queimadas, rabiscadas, reabertas, etc. - serão apresentadas pelo percurso de algumas técnicas: cerâmica em Rakú, paperclay, serigrafia e pintura - que irão estar expostas numa instalação criada em função da temática useless da Bienal EXD'11.
"Rascunhos de Camões" -
Paperclay e cerâmica Rakú
Aqui também se irá marcar a diferença, registando num conjunto de folhas de rascunho (feitas em cerâmica) alguns excertos de uma grande obra literária intemporal: "Os Lusíadas" de Luíz Vaz de Camões - onde o poeta exalta os grandiosos feitos dos portugueses - Enabel quer deixar uma mensagem: "a persistência de um povo que com luta e determinação (grandes feitos) fê-los tornarem-se heróis do mar numa época difícil... Não deixemos este povo Luso apagar-se nos escritos registados de uma folha de rascunho..."
"Aviões de papel" -
Paperclay
Da casa como abrigo ao registo de ideias que "voam como um avião de papel" - recicla-se a folha de rascunho criando modelos vários de aviões de papel feitos com a técnica paperclay - uma nova estética emerge da combinação de aproveitamento de papel inutilizado e argila - fazendo um percurso de instalação que nos leva a entrar no imaginário de Enabel. Seguimos um determinado percurso até chegar ao espaço: Livraria - onde se encontra o núcleo central do projeto - instalação de vídeo e som - este projeto é a simbiose perfeita do percurso profissional da ceramista com a abordagem do tema folha de rascunho - a partir do briefing foi desenvolvido num manancial de experiências, pesquisas, leituras, confronto de ideias, formas e recursos novos, sendo criado um vídeo de todo esse processo chegando a um espaço onde se questiona sobre a utilidade ou inutilidade da folha de rascunho.

Sem comentários:

Enviar um comentário